RAPID K-1988 TORNA O MODELO AKIRA DE DESENHOS ANIMADOS NUMA REALIDADE

A moto Kaneda da série de desenhos animados Akira e do filme anime com o mesmo nome inspirou muitas cópias únicas ao longo das últimas quatro décadas. Mas a aceleração relativamente recente da tecnologia e do fabrico de motos eléctricas significa que algo muito semelhante é finalmente mais viável numa escala de produção maior.

A Rapid, uma marca de scooters eléctricas supervisionada pela empresa tailandesa Smartech Motor, revelou a sua K-1988 como um protótipo de moto destinada à produção no Salão Internacional do Automóvel de Banguecoque e, embora seja branca e não a moto vermelha do protagonista Shōtarō Kaneda, não há dúvidas quanto à sua inspiração. Chamada de K-1988 (certamente é “K” de Kaneda e “1988” para marcar a data de lançamento do filme de anime Akira ), a moto é essencialmente uma grande scooter elétrica, mas com um assento nitidamente baixo, posição de condução com os pés para a frente e estilo retro-futurista.

O motor elétrico inclui um motor de 15 kW (ou seja, 20 cv em termos mais familiares) que permite uma velocidade máxima de 140 km/h, e a reivindicação da Rapid de uma autonomia de 199.5 km parece bem ao alcance. Embora a moto suporte uma ficha de carregamento de Tipo 2, uma norma capaz de produzir até 22 kW, não há afirmações extravagantes quanto à velocidade de carregamento, com a Rapid a sugerir que um carregamento completo demora duas horas. A moto também tem ABS e controlo de tração, o que indica que o protótipo se destina a ser um modelo de produção e não apenas um modelo para chamar a atenção no stand da feira.

O conteúdo Rapid K-1988 torna o modelo Akira de desenhos animados numa realidade aparece primeiro em Motociclismo.

2024-04-16T10:18:20Z dg43tfdfdgfd